quarta-feira

Peso controlado, pressão arterial também

Um dos principais fatores que ocasionam a hipertensão arterial está associado à alimentação e ao sedentarismo. A ausência de uma atividade física regular e o consumo elevado de sal nos alimentos são responsáveis pela elevação da pressão arterial. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde (2009), a hipertensão acomete 24,4% dos brasileiros. Já segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, os números chegam a 30% no país.


Para o Cardiologista Marcos Barojas, Diretor Médico do Centro Terapêutico Máximo Ravenna, o controle do peso é fundamental para manter uma pressão arterial normal. “A gordura no corpo libera substâncias que estão nas vísceras e que vão para corrente sanguínea, fazendo com que a pressão acelere”, diz o médico. Ele ainda alerta que alimentos que possuem sódio (ou sal) são prejudiciais à saúde. “É preciso evitar colocar sal na comida, na preparação dos alimentos. É necessário também evitar alimentos que contêm conservantes, pois eles são feitos a base de sódio”, orienta Dr. Marcos Barojas. Ele ainda diz que além do aumento do peso e o sedentarismo, o estresse e a idade avançada são fatores que podem ocasionar a hipertensão arterial.


Porém, existem diversas maneiras de se controlar a pressão alta. A depender do histórico de cada paciente, dois tratamentos podem ser indicados: o não medicamentoso e o medicamentoso. Para Barojas, “modificar o hábito alimentar, comer menos e melhor, evitar quantidades excessivas de sal e fazer atividade física aceleram o metabolismo e contribuem para manter uma pressão arterial saudável”. Já o tratamento medicamentoso inclui sete classes diferentes de medicação e cada caso é um caso. “É difícil hoje em dia você ver uma pressão alta sem controle, mas um bom começo pode ser na mesa”, complementa Barojas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário